Muniz Moreira Engenharia Ltda.
Endereço: Av. Othon Gama D'Eça 900
Centro Executivo Casa do Barão Sala 913
Centro - CEP 88015-240 Florianópolis SC
Fone/Fax: 48 3223-3370 / 3223-7495
E-mail: acessibilidade@munizengenharia.com.br

Acessibilidade em Aeroportos

AEROPORTOS NO BRASIL

Em 2010, a convite da INFRAERO, a equipe da Muniz Engenharia vistoriou as dependências do Aeroporto Internacional Hercílio Luz de Florianópolis - SC, para constatar em Laudo Técnico as condições de Acessibilidade.

Do ponto de vista da Acessibilidade, o resultado foi desanimador, faltam: rampas adequadas, vagas de estacionamento, banheiros adaptados, setor de embarque acessível, fingers, balcões de atendimento, elevadores adaptados, ambulift, pisos podotáteis, sinalizações em Braille, sinalizações de orientação, etc.

A presença do profissional de engenharia, com conhecimento das normas e legislação, utilizando cadeira de rodas, e com a sensibilidade para as necessidades de acessibilidade, foi fundamental na opinião da INFRAERO, que imaginava  que o aeroporto fosse mais acessível.

Em 2017, não há informações de que algum aeroporto no Brasil seja totalmente acessível, no conceito da Acessibilidade, atendendo em conjunto as normas da ABNT e o Decretos Federal 5296/2004.

O Aeroporto Internacional de Congonhas-SP e o Aeroporto Internacional de Brasília, dois dos mais movimentados do país, possuem Acessibilidade parcial, e as adaptações são limitadas aos deficientes físicos, e os demais tipos de deficiência não são contemplados igualmente pela legislação.

A falta de Acessibilidade plena, ou Acessibilidade parcial, é constatada também nos Aeroportos de Belo Horizonte ...Confins e Pampulha, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro ...Santos Dumont e Galeão, Cumbica-SP, Cuiabá e Florianópolis.


Visite nossa página no facebook: https://www.facebook.com/munizengenharia/